Acessibilidade nos imóveis tem exigência legal e normas técnicas

Acessibilidade na construção é um capítulo fundamental para quem vai erguer ou reformar um imóvel, especialmente prédios públicos, não apenas por se tratar de uma questão social, mas também por ser uma exigência legal com regulamentação específica. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu na Norma Técnica de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050: 2015), que a acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaços, mobiliário, equipamento urbano e elementos.

Assim, a ABNT estabeleceu critérios e parâmetros técnicos que devem ser respeitados durante o projeto, construção, instalação e adaptação de empreendimentos acessíveis, observando critérios de sinalização em espaços públicos, ergonomia para mobiliário e equipamentos urbanos. Todo projeto arquitetônico urbano que visa atender pessoas simultaneamente está sujeito à norma que, em última instância, visa facilitar a superação dos obstáculos por pessoas com algum tipo de deficiência.

Se você precisa de uma empresa especializada nesse tipo de construção, a Roditi Engenharia é a mais indicada: (21) 96413-5400 / 2434-1635 / [email protected]

]]>